Propaganda

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Manshiyat Nasser, Egito – A Cidade da Reciclagem




Manshiyat Nasser é um dos nove distritos que compõem o Área Oeste do Cairo, Egito. Abrange 5,54 quilômetros quadrados e abrigava 258.372 pessoas no censo de 2017. Faz fronteira com a cidade de Nasr a leste, com os distritos centrais do Cairo a oeste (Cairo histórico) e com o distrito de Mokattam ao sul.

É famosa pelo bairro Garbage City, que é uma favela no extremo sul de Manshiyat Naser, na base das colinas de Mokattam, nos arredores do Cairo. Sendo a maior concentração de coletores de lixo "Zabbaleen” do Cairo, sua economia gira em torno da coleta e reciclagem do lixo da cidade.

Embora Manshiyat Naser tenha ruas, lojas e apartamentos como outras áreas da cidade, carece de infraestrutura e muitas vezes não tem água tratada, esgoto ou eletricidade. 

O distrito de Manshiyat Nasser abrange oito shiakhas que incluem al-Mujawirin, Sultan Qaytbay e Sultan Barquq no cemitério histórico do Cairo oriental (ás vezes conhecido como a Cidade dos Mortos).

Al-Kahzzan (popularmente conhecido como Zabbalin ou Grabage City) até al -Mahagir (literalmente pedreiras, também conhecidas como Ezbet Bekheit) que cobrem as pedreiras abandonadas no sopé ocidental do planalto Moqattam, e al-Duweika (Al-Doweiqa) na extremidade norte do planalto Moqattam.

Os cristãos coptas eram originalmente os habitantes predominantes de Manshiyat Naser, embora nas últimas décadas a população muçulmana da área tenha crescido. Os cristãos são conhecidos por pastorear porcos na cidade, que são alimentados com pedaços de lixo comestíveis e comercializados em todo o Cairo para estabelecimentos cristãos coptas. 

No entanto, na primavera de 2009, o governo egípcio, em resposta à ameaça mundial da gripe suína, embarcou num programa massivo para abater os rebanhos de porcos em Manshiyat Naser.

A Catedral da Caverna ou Igreja de São Samaano, usada pelos cristãos coptas na Cidade do Lixo, é a maior igreja do Oriente Médio, com capacidade para 15.000 pessoas.

Lixo e reciclagem

O lixo da cidade é levado para a Cidade do Lixo em Manshiyat Naser pelos Zabbaleen (coletores de lixo), que então separam o lixo para tentar recuperar quaisquer itens potencialmente úteis ou recicláveis. 

As famílias normalmente se especializam em um determinado tipo de lixo que separam e vendem – um quarto com crianças separando garrafas plásticas, enquanto o outro com mulheres separando latas do resto. 

Qualquer coisa que possa ser reutilizada ou reciclada é salva por uma das inúmeras famílias de Manshiyat Naser. Vários produtos reciclados de papel e vidro são fabricados e vendidos na cidade, enquanto o metal é vendido por quilo para ser derretido e reutilizado. 

As carroças puxadas por cavalos ou burros costumam ser empilhadas de 2,5 a 3 m (8 a 10 pés) de altura com os produtos recicláveis. Mais de 14 mil toneladas de lixo são processadas todos os dias, 85% dos resíduos do Cairo. Alguns produtos reciclados são vendidos para a Europa e América do Norte.

O sistema econômico da Cidade do Lixo é classificado como setor informal. A maioria das famílias normalmente trabalhou na mesma área e tipo de especialização nas pilhas de lixo e continua a ganhar dinheiro suficiente para se sustentar.

Garbage Dreams é um documentário de 2009 dirigido por Mai Iskander sobre meninos nascidos e criados na Cidade do Lixo e como eles devem procurar novas maneiras de sustentar a si mesmos e a suas famílias à medida que a coleta de lixo no Cairo muda.

0 Comentários: